sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Animais nossos amigos

A riqueza em qualquer habitat reside na diversidade.
A horta não deve fugir a esta regra. Sempre que possível tento preservar e fomentar essa diversidade. Isto não significa que se devam acarinhar as pragas que por vezes grandes estragos causam na nossa horta, como as lesmas e os caracois, mas deve tentar encontrar-se um equilíbrio natural (Por vezes é quase impossível e demora algum tempo!), onde os predadores controlem os nossos "inimigos".
Vou dar alguns exemplos: O sapo, tão odiado pela crença popular, é de extrema valia. Alimenta-se de lesmas e caracois em grandes quantidades e é práticamente invisível (só se deixa vêr em dias muito húmidos ou à noite); o ouriço-cacheiro, apesar de poder comer alguma fruta, paga o estrago que faz com a grande quantidade de insectos que devora; a aranha, que constroi as suas teias e apanha insectos; a "bicha-cadela" - um predador muito útil; a "joaninha", insecto tão simpático e tão útil (pode comer centenas de pulgões por dia!); as minhocas da terra, decompositores e arejadores do solo; a vespa tão temída pelas suas ferroadas, mas tambem é um predador útil; os pássaros, principalmente os insectívoros; As abelhas, que apesar de não serem predadores têm um efeito de utilidade impagável, pois são responsáveis por grande parte dos frutos que conseguimos colher, elas são polinizadoras excelentes.
Em oposição há insectos que consideramos simpáticos, mas são grandes causadores de estragos, como os grilos, as borboletas ou os gafanhotos.

1 comentário:

Trumbuctu disse...

Gostei muito do texto. Nós também tentamos fomentar a biodiversidade e deixar que a natureza encontre o seu próprio equilíbrio.

Em 2007 construímos um lago que, durante o primeiro ano, poucas rãs tinha. Hoje, na extrema contrária ao lago, na horta, já circulam rãs e sapos. Achávamos nós que havia rãs a mais ":O) Se a nossa intervenção for mínima o equilíbrio acontece muito mais depressa do que possamos esperar. Com as outras "pragas" é igual. Todos esses seres são cruciais para a sobrevivência de outros.

Grilos e gafanhotos temos muitos, também na horta. Julgo que seja por estar tudo coberto com cartão e palha, dão bons abrigos, mas serão decerto o alimento de "alguém". Esta cadeia não cessa se deixarmos de intervir, até ao equilíbrio, e podemos dar-nos por felizes com o que a terra nos dá.